5 Dicas para quem vai construir.

1 – A ESCOLHA DO TERRENO

O terreno deve ser preferencialmente plano, para diminuir os custos com aterro, desaterro e muro de arrimo. A localização também é muito importante, pois pode valorizar o seu imóvel.

2 – PROJETO

É altamente recomendado investir na contratação de um Engenheiro ou arquiteto, de forma a se ter um projeto bem elaborado. Os principais erros durante a execução da obra, ocorrem principalmente pela ausência ou falta de informações dos projetos. Para sua elaboração, deve-se passar a maior quantidade de informações possíveis, pois é a partir daí que irão trabalhar no seu projeto e lembre-se de deixar claro o quanto pretende gastar com a obra.

3 – PLANEJAMENTO

O planejamento deve iniciar junto com a elaboração dos projetos, antes do início da obra já devemos pensar no planejamento. Contratar um conjunto de profissionais que serão responsáveis pela obra, que tipo de material e acabamento será utilizado, fazer uma planilha com o levantamento quantitativo dos materiais, cotações, planilha para controlar o fluxo de caixa, estas são algumas das atitudes a serem tomadas antes do início das obras.

4 – EXECUÇÃO DA OBRA

Durante a execução da obra, é indispensável a presença de um Engenheiro Civil ou Arquiteto. Estes profissionais irão lhe auxiliar por possuírem o conhecimento de normas técnicas, habilidades de gerenciamento, comunicação interpessoal, poder de negociação com fornecedores, motivação da equipe e gerenciamento de conflitos isso trará um melhor resultado, tanto na qualidade, como no desempenho da sua edificação.

5 – ENTREGA DA OBRA

Para que a entrega das chaves seja feita com sucesso, a obra deve ter cumprido o prazo como foi determinado e também ter respeitado o orçamento proposto no planejamento.