Passo a passo: Assentamento piso sobre piso

      A aplicação de um novo revestimento sem quebrar o antigo torna do assentamento de piso sobre piso uma técnica prática, já que os transtornos da reforma e o tempo em que a área fica interditada são reduzidos.

      O serviço é simples, mas é preciso saber os cuidados certos para a verificação, regularização e limpeza da base a ser revestida. Por isso, fizemos um passo a passo para mostrar a melhor forma de executar esse serviço, lembrando sempre que é indispensável a ajuda de um profissional capacitado.

 

Passo 1:

Antes de iniciar a instalação, verifique se a superfície não apresenta desvios de prumo e planicidade acima do previsto pela norma de revestimentos e teste com batidas de um martelo se as peças antigas estão todas coladas à base. O som oco ajudará a reconhecer as placas descoladas, estas deverão ser arrancadas e os espaços vazios deverão ser preenchidos com argamassa de areia e cimento para a regularização da área.

Passo 2:

Prepare a argamassa colante conforme as instruções do fabricante até que fique homogênea. Deixe-a descansar por 15 minutos. Depois, misture a massa novamente. Após preparada, a argamassa deve ser utilizada no máximo em duas horas e meia.

Passo 3:

As peças que serão instaladas devem estar limpas, mas não podem ser lavadas. Utilize uma escova seca para retirar a camada de pó no verso das placas.

Passo 4:

Com a colher de pedreiro, coloque a argamassa na superfície e espalhe com o lado liso da desempenadeira, logo após com o lado dentado deve-se fazer “cordões” de massa.

Passo 5:

Utilize o martelo de borracha para auxiliar no amassamento dos cordões. O som da batida ainda ajuda a identificar locais que não foram bem preenchidos com a argamassa.

Passo 6:

Durante a aplicação, faça o teste de verificação, levantando aleatoriamente algumas placas para confirmar se os cordões foram realmente esmagados sem deixar lacunas. Se tiver espaços vazios estes deverão ser corrigidos.

Passo 7:

Aplique os espaçadores entre as placas, demarcando os espaços para rejuntamento. Depois, retire os excessos de argamassa das juntas.

Passo 8:

Limpe a área com uma esponja molhada em até 40 minutos do início da instalação. A área pode receber tráfego depois de 24 horas, mas o ideal é a liberação completa em dois dias.